Objeto social: | A associação tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento de crianças e adultos equilibrados, conscientes, autónomos e felizes. A prioridade da associação é o respeito pela componente orgânica do Ser, nas suas diversas vertentes, partindo da natureza única e individual de cada um. A OrganiCidade Associação para Educação Sustentável tem como intenção contribuir para o desenvolvimento comunitário através do desenvolvimento pessoal e cultural em respeito, harmonia e completa integração pelos ciclos da natureza e da vida. O principal objetivo será contribuir para um mundo melhor através de práticas educativas que promovam maior consciência, amor, responsabilidade, liberdade individual e relacional, através do desenvolvimento integral e transversal do Ser Humano em todas as etapas da sua existência, permitindo assim à sociedade crescer com valores humanos e reais. A associação tem como objetivos principais: a) Inspirar o respeito pela infância através de ações de formação e sensibilização de profissionais educativos, pais, familiares e comunidade em geral; b) Ser e dar o exemplo da possibilidade de educar, tanto crianças como adultos em seu ambiente orgânico e respeitando as suas características e ritmos únicos e naturais; c) Difundir conceitos de educação viva e parentalidade consciente na comunidade em diversos públicos e com recurso a diversas atividade (informativas, formativas e de acompanhamento); d) Partilhar, estudar, aprofundar e aplicar opções à educação, ao modelo de ensino tradicional baseadas em pedagogias humanistas como Montessori, Waldorf, Régio-Emília e em projetos pedagógicos diferenciados e referenciados a nível mundial; e) Promover o desenvolvimento humano, preservando a curiosidade e o interesse natural do Ser Humano; f) Criar e implementar atividades que divulguem e transmitam a experiência da aprendizagem focada no Ser e no universo interior de cada Ser Humano; g) Potenciar o potencial inato de cada um através de atividades que promovam autodescoberta, autoconhecimento e autoconsciência; h) Facultar ferramentas de educação emocional para o desenvolvimento efetivo de competências emocionais, como autogestão emocional para proporcionar o desenvolvimento de relações afetivas construtivas e positivas; i) Disponibilizar apoio familiar para casais, grávidas e pais da comunidade. Facultar acesso a informações atualizadas e recentes sobre educação viva e consciente desde a conceção e adequadas a cada etapa de desenvolvimento com recurso a diversas atividades formativas; j) Promover o ensino de yoga e meditação para bebés e crianças, assim como outras atividades relacionadas com o desenvolvimento saudável e sustentável das crianças; k) Promover o ensino de meditação, yoga e outras práticas que proporcionem bem-estar para a comunidade, através de atividades e aulas; l) Propiciar uma maior conexão e uma boa vinculação entre pais e filhos, partilhando recursos de parentalidade consciente, facultando acompanhamento parental e familiar, assim como promovendo atividades e playgroups para pais e filhos; m) Ajudar no desenvolvimento pessoal e espiritual os indivíduos da comunidade com recursos educativos de educação viva; n) Ensinar sobre formas de vida sustentável e ecológica em todas as áreas e aplicações da vida humana no planeta Terra (nossa casa); o) Introdução a alternativas de consumo, para a sustentabilidade dos recursos, realizando momentos de troca de experiências, conhecimentos e bens; p) Promover respeito, autonomia, liberdade e responsabilidade nas crianças; q) Praticar a gratidão, preservar e nutrir a autoestima das crianças, respeitando quem são; r) Fomentar a liberdade individual, o respeito pela diferença, a inclusão e a justiça sociais, assim como a igualdade entre todos os seres humanos; s) Proporcionar interações entre animais de assistência com fins terapêuticos e ocupacionais em crianças, adultos e crianças com necessidades especiais |